Como já citamos anteriormente em outro artigo (Confira: www.caboderede.com/o-que-e-o-cabo-de-par-trancado) o UTP é o tipo de cabo mais utilizado, composto por fios trançados, geralmente em cobre, e revestido com pvc.

Sem mais enrolação, vamos para o assunto principal:

Vantagens

Como falamos acima, os cabos de rede UTP são os mais utilizados, pois são considerados os cabos mais rápidos (devido sua fabricação em cobre). Seu diâmetro é aproximadamente 4 milímetros, e não podemos esquecer seu custo, o UTP tem um preço considerável ao se comparar com outros tipos, por exemplo o STP. Sua instalação também não é uma coisa de outro mundo, comparado ao STP, é até mais fácil para falar a verdade.

Devemos levar em conta também a categoria do cabo de rede, irei deixar um link para você entender completamente qual a melhor categoria, (Veja agora: www.caboderede.com/tipos-de-cabos-de-rede), mas de forma resumida sobre as categorias, podemos citar que existem duas categorias mais usadas, CAT5e e CAT6. O CAT5e é mais barato, porém é mais antigo, resultando em uma performance menor, mas em instalações que possam ser mais simples ele pode ser uma boa opção. Já o CAT6 consegue te entregar um melhor desempenho, claro ele tem um custo maior ao CAT5e, porém se você quiser tirar máximo proveito de sua internet, é de se pensar no CAT6.

Desvantagens

O cabo de rede UTP com certeza não é a melhor opção para se usar próximo a locais que possam ter interferências de radiofrequência e ondas eletromagnéticas (por exemplo, microondas, lâmpadas fluorescentes, redes elétricas, entre outros). Isso poderá causar uma perda em seu desempenho. Um cabo que eu recomendo para utilizar próximo a locais com interferências é um cabo de rede blindado.

Conheça os diferentes tipos de blindagem e escolha o que se encaixar melhor para você:

www.caboderede.com/quais-os-tipos-de-blindagem