O par trançado é o tipo de cabo mais utilizado, também conhecido como UTP (Unshielded Twisted Pair), a estrutura dele é bem simples para falar a verdade, é composto por um par de fios trançados (geralmente em cobre) e por fim revestido com PVC (Material Isolante).

Importante lembrar, que não é recomendado a instalação deste tipo de cabo perto de aparelhos que possam estar gerando campos eletromagnéticos, tais como, motores, redes elétricas, entre outros.

Mas por que o Cabo de Par Trançado é o mais utilizado?

Ele é o mais utilizado pois tem um manuseio bem simples, facilitando a troca quando preciso, não podemos deixar de citar que ele tem um custo bem baixo, e também suporta altas velocidades de transmissão. Para se ter uma ideia um CAT5e permite uma taxa de transmissão de até 1000Mbps com uma frequência de 150MHz. Já o CAT6 suporta até 10GBPS, com frequência de 250MHz.

CATEGORIAVELOCIDADE SUPORTADAFREQUÊNCIA
Categoria 310 Mbps16 MHz
Categoria 5100 Mbps100 MHz
Categoria 5e1 Gbps150 MHz
Categoria 610 Gbps (até 55 metros)250 MHz
Categoria 6a10 Gbps500 MHz
Categoria 710 Gbps (com menos perdas)600 MHz

Qual tipo de cabo usar para instalações próximas a campos eletromagnéticos então?

Você pode estar utilizando um cabo com uma blindagem, evitando interferências. Este tipo de cabo blindado, é chamado de STP (Shielded Twisted Pair), é bem semelhante ao cabo UTP. A diferença na verdade, é que o STP é envolto com cobre trançado, fitas de cobre, fita aluminizada, malha metálica, entre outros. Vale lembrar que seu custo aumentará. Porém o cabo de par trançado blindado é essencial para este tipo de instalação, pois ele realiza uma grande proteção e também super segura, já que o alumínio e o cobre são condutores de eletricidade muito bons, são capazes de até proteger o cabo contra o fogo.