O CAT6 é uma grande evolução do CAT5e, em distâncias de até 55 metros ele chega a entregar uma velocidade de 10GBPS com uma frequência de 250MHz, já em distâncias maiores até 100 metros ele chega a 1GBPS. Sem dúvidas ele é um ótimo cabo de rede para se utilizar. Ele é um cabo com par trançado, sendo visto como o cabo mais rígido e menos versátil.

Veja o que é um: Cabo de Par Trançado

Mas vale lembrar que sua placa de rede tem que suportar 10/100/1000 gigabit. 

Outra coisa que podemos citar sobre o cabo de rede CAT6 é seu custo, seu preço é cerca de 15% mais caro em comparação ao CAT5e, mas se você quer obter 100% do potencial de sua internet, o patch cord CAT6 é a melhor opção.

Como já citamos em outro artigo de nosso blog, tem que se tomar muito cuidado ao comprar um CAT6, pois como ele acaba tendo seu preço mais alto, existem alguns vendedores que vendem a Categoria 5e dizendo ser a Categoria 6. Para você diferenciar um do outro pode ser até que bem simples, geralmente tem escritas no próprio cabo, indicando algumas informações incluindo sua categoria. Você também pode perceber a diferença pela grossura de cada um, sendo o CAT6 mais grosso do que o CAT5e.

Confira: Qual patch cord usar na minha casa?

O que acha de fazermos um comparativo entre o CAT6 e o CAT5e para esclarecer ainda mais a diferença dos dois?

 – O cabo de rede CAT6 é formado por fios relativamente mais espessos do que o CAT5e;

– Como falamos anteriormente, o CAT6 opera com uma frequência de 250 MHz, já a Categoria 5e tem uma quantia bem mais reduzida, sendo de 100MHz;

– O valor da Categoria 6 não chega ser nem 15% mais caro do que o CAT5e