Não tem muito o que se falar sobre a função do roteador, pois ele é basicamente um aparelho com o intuito de conectar dispositivos à internet como por exemplo computadores, smartphones, tablets, notebook, servidores, dentre outros.  Ele direciona sua rede para a rota que ele achar que se encaixa melhor para você, protegendo suas informações.

Porque usar roteador na minha empresa?

Hoje em dia já não é muito novidade que a internet em um modo geral é o “futuro” do mundo, e cresce a cada dia. Sendo assim, com um roteador em sua empresa seus funcionários se mantêm conectados às redes locais e à internet, local onde ocorre quase toda as atividades da sua empresa. Sem contar que se não existir a presença de um roteador não daria para utilizar a internet, prejudicando em vários fatores.

Segurança Proporcionada

Não podemos deixar de citar sobre a segurança que o roteador proporciona. O aparelho contem um Firewall acoplado e possui um software de filtragem da WEB, fornecendo uma proteção adicional contra sites e conteúdos indesejados.

Empresa de pequeno porte: como escolher o melhor roteador?

Antes de começar a mostrar alguns pontos interessantes para se escolher um roteador, quero dar uma dica muito importante para você, sempre monte uma rede que possa ser ampliada, até por que você não vai querer ter uma empresa de pequeno porte para sempre não é mesmo? Dito isto vamos escolher o melhor roteador!

– Um primeiro ponto que podemos citar é a quantidade e tipos de portas que você necessita na sua empresa. Mas lembre-se do que falamos logo acima, “montar uma rede que possa ser ampliada” busque por um roteador com uma quantidade de portas a mais que você precisa.

– Aqui no segundo ponto vamos falar sobre a largura de banda, é de extrema importância ter uma largura de banda suficiente para a melhor experiencia do usuário, quanto mais usuários tiver, mais largura de banda será preciso.

– Você se lembra que citamos sobre a segurança do roteador um pouco acima? O terceiro ponto se trata justamente disso! É indispensável um roteador que proporciona a você uma boa segurança, esse roteador deve possuir o firewall embutido, tendo a possibilidade de verificar constantemente os dados recebidos, protegendo você de malwares e vírus que circulam pela internet. Esse roteador deve oferecer também uma proteção com senha WPA ou WPA 2.

Citamos os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de adquirir um roteador, agora é com você!