Qual a diferença dos Cabos HDMIs?

O cabo HDMI já está no mercado a um certo tempo, devido a isto ele foi evoluindo ao longo dos anos e tem novas versões aprimoradas, sendo elas HDMI 1.0, 1.2, 1.3, 1.4, 2.0 e 2.1. Mas qual suas diferenças? Confira:

HDMI 1.0

Criado em 2002, sendo a primeira versão do Cabo HDMI, feito inicialmente para substituir o cabo RCA, aquele que possuía ponteiras especificas para cada função (áudio, vídeo). Desde 2002, o primeiro HDMI, já possuía suporte para resolução Full HD (1920×1080) a 60fps. Caso seu objetivo seja apenas fazer a conexão de uma TV FHD (Full HD) este HDMI mais básico já irá funcionar.

HDMI 1.2

No ano de 2005 o cabo HDMI ganha sua nova versão, com um novo tipo de conector, podendo ser utilizado em computadores/notebooks. As demais características do HDMI 1.2 para o 1.0 são idênticas.

HDMI 1.3

Apenas um ano depois, em 2006, o HDMI recebeu um aprimoramento em seu suporte de cores, possuindo uma qualidade mais elevada na imagem. Desta vez o cabo HDMI ganhou mais um retoque, ao invés de apenas uma melhoria como na versão passada, e essa outra melhoria se encontra na largura de banda, passando de uma largura de 4,9Gb/s para 10,2Gb/s. Também foi implementado nesta versão uma nova porta, o HDMI Mini, sendo possível conectar aparelhos compactos.

HDMI 1.4

Esta versão ouve algumas mudanças bem interessantes, tais como, introdução do HEC (HDMI Ethernet Channel) uma tecnologia que permite a transmissão de internet. Nesta versão existe uma estrutura que possibilita o 3D, claro, você deve possuir um aparelho que também tenha suporte 3D. Uma nova porta foi criada, a Micro HDMI, como seu próprio nome já diz é uma versão do HDMI 1.4 Micro, sendo possível conectar smartphones. E por fim, como você já deve ter visto na tabelo ao topo, possui uma capacidade de resolução de até 4K (3840×2160).

HDMI 2.0

O HDMI 2.0 já possui uma grande diferença de suas versões anteriores, pode se ver esta diferença já na largura de banda, sendo entre 3 a 4 vezes mais veloz que a sua primeira versão. Podemos também ver sua evolução nos canais de áudio, saindo de 8 canais a 192kHz para 32 canais com 1536kHz.

É nesta versão que se introduz a tecnologia HDR, que nada mais é que uma evolução nas cores.

HDMI 2.1

Essa versão possui tecnologias MUITO mais avançadas que sua primeira versão lá de 2002. Para começar, sua resolução pode chegar até 10K, fora sua largura de banda de 48Gb/s.

Nesse HDMI foi acrescentado o Dynamic HDR, é uma tecnologia que garante que cada momento de uma imagem/vídeo seja exibido em seus princípios ideais, tornando as imagens e cores mais realistas.

E sabe qual a melhor novidade?

Um site dedicado para cabos HDMIs! Isso mesmo, lá você vai encontrar os melhores tipos de HDMI e de melhor qualidade! Confira:

www.cabohdmi.com.br