O cabeamento estruturado é uma rede que detém a capacidade de realizar transmissões em vários caminhos diferentes numa mesma estrutura. Ou seja, é uma padronização das instalações de rede. Algumas das principais vantagens desse sistema são: a durabilidade, segurança contra problemas técnicos, organização, administração e controle prático, etc.

Dentro desse sistema, existem alguns subsistemas, sendo eles:

Entrada do edifício: É o local onde é realizada a conexão entre o cabeamento externo e a entrada no edifício. As linhas, as caixas onde chegam os links e outros serviços disponibilizados pelas empresas de telecomunicação são alguns exemplos.

Sala de equipamentos: É o local onde são encontrados os equipamentos principais de telecomunicações do prédio. Esse local normalmente abriga o Main Cross-connect, ou seja, o ponto de cruzamento principal.

Armário de telecomunicação: É o ponto de conexão entre o cabeamento vertical e o horizontal, é nesse local que estão os equipamentos, terminações e manobras de cabos contidos no “cross-connect “horizontal do andar em questão. O cross-connect horizontal pode ser montado com patch panel no caso de ligações com cabos metálicos e DIO (Distribuidores Internos Ópticos) caso haja ligações com fibra óptica.

Área de trabalho: É o local onde se encontra os equipamentos utilizados pelo usuário, como, impressoras, telefones, cabos de ligação, PCs, etc. Deverá haver um mínimo de 30 centímetros de distância entre o piso e a tomada de superfície. Além disso, deve haver no mínimo 2 tomadas de telecomunicações numa área de 10 metros quadrados.

Cabeamento Vertical ou Cabeamento de Backbone: Utilizado para interconectar salas de telecomunicações, instalações de entrada, sala de equipamentos ou edifícios. Resumindo, são fios que percorrem de andar em andar através de armários de telecomunicações ou um terreno até uma sala de comunicações. É importante frisar que um dos requisitos deste tipo de cabeamento é ser capaz de suportar o seu próprio peso.

Cabeamento Horizontal: São os cabos que ligam os armários de telecomunicações as áreas de trabalho. Neste subsistema, é proibido o uso de extensões e emendas, e é permitido apenas um ponto de consolidação. Ademais a distância máxima do cabeamento horizontal é de 90 metros.

Rede primária ou Administração: É toda parte da administração dos sistemas de cabeamento. Este subsistema é o responsável por definir padrões de documentação dos sistemas e identificar os pontos de rede.

Leia mais: https://caboderede.com/vantagens-do-cabeamento-estruturado/ e https://www.cabospatchcord.com.br/pagina/distancia-maxima-cabo-de-rede.html