Se o assunto é Cabo de Rede a gente que é fabricante, sem dúvidas somos especialistas no assunto. Então vamos lá entender melhor os tipos de cabo de rede.
No mercado atual existe vários tipos de cabos de rede que se separa em categorias, tais ela: CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6A, CAT7 e CAT8.
CAT5
O nome CAT se da origem a categoria. Já o CAT5 se torna um cabo mais lento, não muito usado mais nos dias atuais, pois sua taxa de transferência chega no máximo 100mbps, porém temos que ficar sempre atento, pois ainda nos dias atuais existem materiais de baixa qualidade sendo oferecido no nosso mercado brasileiro.
CAT5e
A Categoria 5e é uma atualização do modelo CAT5, por curiosidade a letra “E” vem do inglês ENHANCED, que traduzido para o português significa Aprimorado. Nessa versão o cabo ganhou novos padrões de certificação para ter menos interferências e perda de sinal. Com isso, o CAT5E consegue um desempenho bem melhor e mais robusto do que o seu irmão CAT5 alcançando transferências de 1GBPS. Esse modelo nos dias atuais é sem dúvida o mais utilizado no momento, por ter um custo x benefícios muito bom. Vendo que nossos planos de internet não ultrapassam os 1gbps de velocidade que ele consegue entregar.
CAT6
No Cabo de Categoria 6, sua principal atualização foi na taxa de transferência de dados, podendo atingir altas velocidades de 10Gbps. Sem dúvida é uma ótima escolha para se ter em casa, pois o preço não é muito mais caro comparado ao CAT5e e sua qualidade em transferência é bem maior.
CAT6A
O “A” da categoria vem de Augmented, que traduzido para o português significa Aumentada, que indica o aumento no alcance oferecido pelo modelo anterior, permitindo realizar transferências de até 10Gbps em distancias de 100 metros.
CAT7
Na categoria 7, os cabos ethernet chegam a suportar transferências em velocidade de até 10Gbps em distâncias de 100 metros o mesmo que o CAT6A, entretanto, por ser ainda mais espesso e rígido que os anteriores, dependendo do local não será possível fazer a instalação, pois seu diâmetro impede uma torção muito grande.
Nesse modelo, a blindagem precisa ser aterrada, por isso, os cabos dessa categoria possuem conectores de metal.
O CAT7 é indicado para casos em que o cabeamento passe perto de fios condutores de eletricidade, pois o cabo dificilmente será afetado, permitindo obter um sinal de internet consistente, sem oscilações e com boa velocidade.
CAT8
Os cabos de categoria 8 conseguem atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.
Comentários
Quais os Tipos de Blindagem?