O switch é um dos mais importantes equipamentos de uma rede. Ele serve para conectar diversos aparelhos como por exemplo computadores, servidores, impressoras, entre outros, tudo isso em apenas uma rede. Com essa conexão que o switch realiza, ele concede o compartilhamento de informações entre os dispositivos.
Existem dois tipos de switches, os não gerenciados e os gerenciados. Abaixo iremos explicar essas duas variações.
Switch Não Gerenciado
Essa variação de switch, é resumidamente um dispositivo criado para que ao liga-lo ele funcione instantaneamente sem precisar configura-lo, geralmente são usados para instalações mais básicas, por exemplo em uma rede doméstica.
Switch Gerenciado
Os switches gerenciados tem uma segurança maior e possuem diversos recursos sendo mais maleáveis, como o próprio nome já diz, são totalmente configuráveis para melhor se adaptar a sua rede. Você tendo um manuseio melhor do equipamento, vai ajudar você a ter uma proteção avançada a rede e também uma qualidade melhor para os usuários da rede.
Hub Switch
Ele é um equipamento atual, basicamente é um switch “custo benefício”, tendo um custo mais barato, geralmente usado em rede de até 24 computadores.
Sendo assim, se você for montar uma rede pequena, apenas um hub switch já é mais que o suficiente. Porém para redes maiores, o indicado é o Switch.
Aproveitando que estamos falando sobre rede, conheça nossos artigos sobre cabeamento estruturado e patch panel! Garanto que não vai se arrepender.
Comentários
Quais os Tipos de Blindagem?