Um cabo de rede é, resumidamente, formado por 8 fios trançados em pares revestidos por uma malha com conectores nas pontas, cuja função é o transporte de informações de um dispositivo para o outro. Mas, como é realizado o transporte destas informações?

Primeiramente, é necessário entender que os principais responsáveis por realizar esse deslocamento de dados são os fios presente no interior do cabo. Porém, os fios devem estar posicionados na sequência correta para que a performance do cabo seja eficaz. Atualmente, os padrões mais usados são o EIA/ TIA 568A e EIA/ TIA 568B cujas sequências são:

Após esse entendimento, vem a parte de conhecer a função de cada um desses fios, sendo que: o primeiro fio (Branco e verde), cuja polaridade é positiva, e o segundo fio (Verde) de polaridade negativa, são responsáveis por enviar o sinal. Já o terceiro fio (Branco e laranja) e o sexto fio (Laranja) são os responsáveis pela recepção do sinal. Estes fios são trançados em pares de polaridades invertidas para que haja o bloqueio de qualquer interferência externa.

www.cabospatchcord.com.br/patch-cord