Atualmente a internet é algo fundamental na vida dos seres humanos, ela está em toda parte e é utilizada a todo momento. Por isso ter uma conexão contínua e de qualidade é primordial. Entretanto, entender o próprio consumo de internet é importante na hora de escolher um plano e os equipamentos corretos para que a internet disponibilizada seja suficiente para suprir a demanda de consumo.
A partir desse entendimento e da contratação de um plano de internet o próximo passo é analisar a velocidade de internet que chega aos dispositivos, para entender se o serviço contratado e o cabo de rede utilizado estão entregando o resultado esperado. Mas como saber a velocidade de internet que está sendo oferecida?
Hoje em dia existem alguns sites e aplicativos que realizam este serviço de forma gratuita, sendo alguns deles:
- Brasil Banda Larga (Android/IOS)
Este aplicativo é oferecido pela Anatel e contém todas as informações necessárias sobre a internet.
- Speed Test by Ookla
Neste site a interação é imediata, sendo necessário apenas apertar o botão INICIAR e aguardar o resultado.
- Minha Conexão
O acesso a este site já inicia automaticamente o teste. Sendo que também está disponível em aplicativo para Android e IOS.
Vale ressaltar que os testes citados acima não possuem 100% de precisão, porém auxiliam em uma demonstração aproximada na velocidade da internet. E a partir disso realizar uma análise dos resultados partindo do princípio de que:
- Download: são os dados baixados por segundo (mbps).
- Upload: são os arquivos enviados por segundo.
- Ping (Latência): é o tempo em que o servidor responde a um comando enviado a ele.
Então, se o plano está disponibilizando corretamente a quantidade de internet que foi contratado, mas a velocidade da internet ainda esta baixa, talvez o problema esteja no cabo de rede. Sendo sempre bom frisar que existem diferentes tipos de cabos, para diferentes necessidades. Um exemplo disso são o CAT5e e o CAT6:
Mas qual utilizar?
Fazendo uma breve explicação destes 2 tipos de cabos de rede, o CAT5e consegue chegar a uma frequência de 100MHz, com uma velocidade de 1gbps. Enquanto que o CAT6 chega a uma frequência de 250MHz, com uma velocidade de 10gbps .
Então tudo irá depender da necessidade do indivíduo, para uso residencial o CAT5e já irá servir muito bem! Agora caso seja utilizado em uma empresa, ou mesmo se possuir um orçamento mais elevado e não querer se preocupar com o cabeamento, o CAT6 não irá decepcionar de forma alguma.
Agora que já estamos cientes de como realizar o teste de internet, vamos conhecer os MELHORES cabos de rede do mercado!